Bem vindo ao Blog dos alunos do 3º ano A/2010 e 4º ano A/2011 da E.M.E.F. Professor Dr Paulo Monte Serrat Filho.
Aqui está um pouco dos trabalhos que realizamos sobre o Meio Ambiente.

Participe!
Deixe seus comentários...

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Conheça um pouco mais sobre "Tatiana Belinky"

     Tatiana Belinky nasceu na Rússia, um país onde faz muito frio. Ela aprendeu a ler com quatro anos quando começou a sua paixão por livros. 
    Quando fez 10 anos, Tatiana se mudou para o Brasil, rapidinho aprendeu a falar o português e já falava russo, letão e alemão.
     Ela adora bananas, descobriu que no Brasil a banana não era cara como na Rússia e isso a deixou muito feliz. Tatiana gosta da Emília, personagem de Monteiro Lobato e escreveu muitos livros, peças de teatro, poesias e adaptações para a TV.
     Hoje, Tatiana está morando em São Paulo, tem 92 anos e ainda gosta de brincar com as palavras.
Texto e ilustração de Luis Gustavo

     Tatiana Belinky nasceu em 1919, na Rússia, aprendeu a ler com 4 anos brincando com blocos de madeira que seu pai lhe deu.Na casa onde morava tinha muitos livros que ela adorava ler.
     Ela escreveu sua primeira peça de teatro brincando em casa, era uma mosca que vivia feliz. Aos 10 anos veio morar no Brasil, quando descobriu que a banana não era cara como na Rússia. Rapidamente aprendeu a falar português para comprar bananas e traduzir livros.
     Seu marido é um médico que conheceu debaixo de uma mesa. Hoje ela mora feliz em São Paulo e aos 92 anos se orgulha do que fez na vida.
Texto de João Pedro


Visita à Exposição "Tirando de Letra - Tatiana Belinky"

     No dia 21 de junho a nossa turma foi visitar a exposição "Tirando de Letra - Tatiana Belinky". A professora Nívia já tinha lido em sala de aula, vários livros desta autora antes de irmos para a exposição. Quando chegamos no SESC fomos ouvir e participar da encenação da história "O grande rabanete". Assistimos a uma entrevista com a Tatiana Belinky e uma animação muito divertida sobre a vida desta autora.
     No pátio do SESC tivemos contato com os livros que a autora gosta de ler e com os livros que ela escreveu, depois saímos em busca dos 10 sacizinhos que estavam escondidos.
     Gostei de conhecer os Limeriques da Tatiana e de fazer o meu próprio limerique.
Texto de Victor Hugo

     Tudo começou na sala de aula, com as leituras dos textos de Tatiana Belinky, nossa vontade de conhecer mais sobre a autora só crescia, então, no dia combinado, saímos de ônibus para ver a exposição "Tirando de Letra - Tatiana Belinky".
     Chegando no SESC fomos ver uma peça de teatro do livro "O grande rabanete" que foi muito divertida e engraçada. Depois, vimos a entrevista e a animação que contavam sobre a vida da autora e como ela escreveu os seus primeiros livros: pegava uma ideia, escrevia em um papel para não esquecer e depois poder escrever as suas histórias.
    Logo após, fomos procurar os 10 sacizinhos e em seguida fomos na biblioteca explorar os livros da autora. O livro que eu mais gostei é o"Limeriques das coisas boas". Mais tarde, passamos pelo túnel que tinha a história da "Operação do tio Onofre" e uma Cuca enorme na saída, porque ela gostava muito das histórias do Monteiro Lobato.
     Aprendi muito neste passeio, além de me divertir com os amigos.
Texto de Luis Gustavo